18.12.12

Presentes de última hora e a criatividade da Santa;-)


Já deu para perceber que tenho muitos amigos e que eles são a base de muitas coisas bacanas na minha vida. Dessa vez a personagem central da história vem da longínqua Croácia. Minha querida Kristina está morando em Sampa, mas as festas de fim de ano serão na cidade natal. E como sair do Brasil sem mimos para os queridos que estão a léguas daqui?

Cheia de personalidade, Kristina não é muito fã de coisas industrializadas ou produzidas em série. Lembro de uma vez que jantei na casa dela (um jantarzinho típico croata para inaugurar o novo apartamento brasileiro) e ao final fui presenteada com uma pintura típica chinesa feita por ela. Ah, sim, não bastava para ela nascer na Croácia e crescer na Alemanha, ela tinha que invadir a China e vivar uma chinóloga. Ela morou anos por lá, estudou a história, idioma e costumes do país e agora é uma das pessoas diplomadas em avaliar coisas chinesas. Acho isso o máximo!

Como todo esse talento ela tinha que colocar o meu à prova;-) Então me deu três dias para criar e produzir presentes para a família croata: quatro mulheres e cinco homens. Homens! A única coisa que fiz para homens até hoje, artesanalmente falando, foram mosaicos. Mas como produzir cinco mosaicos em três dias?!? Impossível! Bota a cabeça para funcionar. Pedi ao Google exemplos de artesanato para homens. Entre várias coisas complicadas, tipo coisas de vestir e calçar, ele me trouxe exemplos de chaveiros bem legais. Mas eram todos produzidos em couro, ou seja, aquém do meu poder. Minha velha Singer Bella não tem a força de trabalhar tecidos pesados, imagina costurar couro?

Porta-chaves de Palha de Buriti
Mas pelo menos a idéia ficou. Os meninos ganhariam uns chaveiros porta-chaves. O material precisa ser algo representativo. Algo que lembre o Brasil e, de preferência, que só existe por aqui. Lembram da palha de buriti que comprei para testar algumas idéias? Pois é, depois de produzir duas bolsas e uma luminária para outra amiga (preciso contar essa história por aqui), sobraram alguns retalhos da tal. Então fechou a idéia: porta-chaves de palha de buriti forrados com jeans.



Bolsinhas Santo Bonfin
Para as meninas é sempre mais fácil. Só repeti o modelo de uma bolsinha que fiz para testar uma idéia. Queria utilizar as fitinhas do Bonfim de um jeito diferente, e consegui;-) Só reduzi o tamanho da carteirinha e deixei a faixa central solta, assim dá para passar a mão por baixo para segurar a bolsa com mais charme.



Toda essa pesquisa e testes demorou um dia, daí me restaram apenas dois para fazer as nove peças. Foi uma correria louca. Até minha mãe foi acionada para dar cabo do acabamento. Ela é perfeita em alinhavos invisíveis, bordados de pedarias e bainhas, sem falar que sempre me tira do sufoco quando pinta uma dúvida de costura. Minha mãe, assim como eu, nunca fez curso de corte e costura, também aprendeu com minha avó. Mas teve mais sorte do que eu, passou mais tempo ao lado da estilista e costureira-mor da família :-)


Forro em matelasse de chita. Adoro!;-)
Bolsinhas Santo Bonfim

Nenhum comentário: